CESPE – STJ/2004 – Indexação


73 – A resposta está ERRADA – a figura principal da ilustração é o USUÁRIO, como está bem nítido as ligações e os posicionamentos dos atores.

74 – Resposta CORRETA – Sem uma idéia correta sobre a necessidade da informaçao, todos os recursos a serem utilizados posteriormente configuram-se em ações vãs, baldadas.

75 – ERRADA – “… uso na estratégia de busca dos conceitos baseados nessas linguagens tem sido objeto de estudos com o objetivo de aprimorar os sistemas de recuperação da informação. Na recuperação da informação, utilizando-se bases de dados em cd-rom ou nos sistemas
conversacionais, a linguagem controlada caracteriza-se como a que é utilizada apenas nos campos de descritor, termos de indexação e identificadores, sendo que a linguagem natural abrange os termos do título e do resumo dos documentos referenciados. Por esse motivo, a estratégia de busca precisa refletir a necessidade de informação do usuário…

…a estratégia de busca pode ser definida como uma técnica ou conjunto de regras para tornar possível o encontro entre uma pergunta formulada e a informação armazenada em uma base de dados. Isto significa que, a partir de um arquivo, um conjunto de itens que constituem a resposta de uma determinada pergunta será selecionado. Entretanto, a escolha de qual banco/base de dados é o
mais adequado, a decisão sobre a linguagem a ser empregada, se a natural ou se a controlada, bem demonstra que o planejamento e execução de uma estratégia de busca envolve escolhas que irão determinar a obtenção eficaz daquelas informações específicas solicitadas pelo usuário ao serviço de informações. Para alcançar a resposta pretendida pelo usuário de informação, faz-se necessária
a execução de movimentos e operações táticas, ora restringindo os resultados alcançados, ora ampliando-os para a obtenção de informações mais relevantes, conforme o pedido de busca demandado.”

76 – ERRADA novamente. Quando se utiliza-se a linguagem natural não se despreza os termos livres. Aliás, atenção a termos como “desprezo”, “desconsidera” em provas, normalmente, são furada!

Paz, luz e sabedoria!

Contribuiu: Allan Júlio

Anúncios

Um pensamento em “CESPE – STJ/2004 – Indexação”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s