CESPE – STJ/2004 – Organização e administração de bibliotecas


99 – Errado= A qualidade dos serviços de informação NÃO é expressa apenas pelo desempenho. A qualidade pode se entendida como o conjunto das características (ou especificações), dentro de uma organização, que definem sua capacidade de atender a necessidades implícitas ou explícitas.

(…) Interferem na qualidade, principalmente, os seguintes fatores: normas técnicas, política de qualidade da organização e competência da equipe.

Para refletir: (…) muitas vezes há registros QUANTITATIVOS de resultados, como por exemplo, a quantidade de obras emprestadas a determinado usuário, mas faltam dados QUALITATIVOS relativos ao grau de satisfação desse usuário, fundamentais para se medir a eficácia.

FONTE: ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos /Livros, 2005.

–> Ou seja, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca não aparece diretamente relacionada com a quantidade mas com o grau de satisfação que determinado produto e ou serviço venham a oferecer.

Contribuiu: Jaça

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2 thoughts on “CESPE – STJ/2004 – Organização e administração de bibliotecas”

  1. Questão 99:
    A qualidade dos serviços de informação NÃO é expressa apenas pelo desempenho. A qualidade pode se entendida como o conjunto das características (ou especificações), dentro de uma organização, que definem sua capacidade de atender a necessidades implícitas ou explícitas.
    (…) Interferem na qualidade, principalmente, os seguintes fatores: normas técnicas, política de qualidade da organização e competência da equipe.

    Para refletir: (…) muitas vezes há registros QUANTITATIVOS de resultados, como por exemplo, a quantidade de obras emprestadas a determinado usuário, mas faltam dados QUALITATIVOS relativos ao grau de satisfação desse usuário, fundamentais para se medir a eficácia.

    FONTE: ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos /Livros, 2005.

    –> Ou seja, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca não aparece diretamente relacionada com a quantidade mas com o grau de satisfação que determinado produto e ou serviço venham a oferecer.

  2. Questão 101:

    O SIA tem por finalidade reunir e disponibilizar dados e informações significativas sobre a biblioteca (recursos, operações, clientela etc.), integrando-os para produzir informações que apoiem o processo decisório. Acumulam de forma organizada todos os documentos decorrentes da ação administrativa da biblioteca, situando o gerente e sua equipe dentro do contexto, atestando fatos, comprovando transações efetuadas, permitindo análises e avaliações oportunas. (MACIEL, 2006, p. 43)

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