Cesgranrio – Petrobras/ 2012 – Marketing


Resposta correta: (C)

(A) Marketing viral: “Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia…”(leia mais em WIKIPEDIA, 2012).

“Forma de transmitir uma mensagem ou uma idéia a um grupo de pessoas. Cada pessoa que recebe a mensagem, se sente compelida a retransmitir a mensagem, atingindo assim, de forma exponencial, milhares ou milhões de pessoas”  (SERRANO, 2011).

(B) Marketing interativo:  “É o conjunto de ações de marketing direcionadas para criar uma interação entre o cliente e a empresa, em que o cliente tem um papel ativo, possibilitando a personalização e a customização de produtos e serviços” (SERRANO, 2011).

(C) Marketing direto: “1. Marketing efetuado através de propaganda em vários tipos de mídia que interagem diretamente com os consumidores, geralmente solicitando a eles que apresentem uma resposta direta [imediata]. 2. Venda direta. 3. Sistema de venda em que a figura do vendedor ou de um ponto de venda é substituída, no todo ou em parte, por estímulos de compra feitos através da mídia impressa ou eletrônicos [telefone, fax, e-mail, internet]. 4. Ação de Marketing que tem os seus resultados mensuráveis” (SERRANO, 2011).

(D) Marketing eletrônico: “Reedy, Schullo e Zimmerman (2001, p. 26 apud GRUTZMANN, 2006) colocam “marketing eletrônico como todas as atividades on-line ou eletrônicas que facilitam a produção e a comercialização de produtos ou serviços para satisfazer os desejos e as necessidades do consumidor. O marketing eletrônico depende muito da tecnologia de redes para coordenar pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos, desenvolver estratégias e táticas para persuadir os consumidores, proporcionar distribuição on-line, manter registros dos consumidores, realizar serviços de atendimento aos consumidores e coletar feedback dos clientes. O marketing eletrônico aprimora o programa geral de marketing que, por sua vez, viabiliza os objetivos da empresa no comércio eletrônico.”

(E) Marketing de diálogo: definição não encontrada. Pode ser útil: http://info.abril.com.br/corporate/aplicacoes-de-gestao/marketing-do-dialogo.shtml

http://www.sdr.com.br/Ideias003/277.htm

Vale consultar o site Portal do Marketing. Possui a definição de vários tipos de MKT:

SERRANO, D. P. Tipos de Marketing. Portal do Marketing, 2011. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Tipos_de_Marketing.htm>. Acesso em: 01 jul. 2012.

GRUTZMANN, A. Afinal, o que é marketing eletrônico? DVSW, 2006. Disponível em: <http://www.dvsw.com.br/?id=artigos&ida=5>. Acesso em: 01 jul. 2012.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s