Cesgranrio – Petrobras/ 2012 – Fontes de Informação


Opção correta: B
A= errada=> “[…]a partir da indicação dos nomes de pessoas, remetem a outras publicações capazes de fornecer maiores informações sobre as personalidades de interesse. Estes índices podem cobrir apenas a literatura periódica (revistas e jornais) e/ou outros tipos de obras”.
B= correta=> Diretórios biográficos: “os diretórios, cadastros, guias de profissionais ou, como são denominados em inglês, Who’s who, geralmente incluem informações relativas a pessoas/especialistas do presente”. Subdividem-se em gerais ou universais e nacionais e regionais.
C= errada=> “considerados fontes de informação biográfica por excelência, podem ser definidos como aquele tipo de obra que apresenta verbetes sobre as vidas de pessoas, geralmente organizados alfabeticamente pelo sobrenome dos biografados”.
D= errada=> obra que a despeito de seu objetivo principal, é também utilizado com fonte de informação biográfica. Apresenta os dados geralmente de forma sumária.
E= errada=> “Estudo da vida e obra de um autor, as quais são referenciadas de acordo com as normas bibliográficas; em geral, inclui a referência de textos críticos sobre o autor e suas obras”.

Fontes:
CAMPELLO, B. S.; CALDEIRA, P. T. (Org.). Introdução às fontes de informação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CUNHA, M. B. Manual de fontes de informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2010.
CUNHA, M. B.; CAVALCANTI, R. O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2008.

Contribuiu: L.C.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s