Gestão – Competências


Enunciado (Cesgranrio – Petrobras – 2012)

fluxo_competencias

A figura acima apresenta quatro categorias genéricas de competências necessárias ao profissional da informação.

Um exemplo de habilidade, inerente às competências gerenciais de unidades de informação e não da informação
em si, é a que diz respeito à capacidade de:

(A) compreender o ambiente organizacional como um todo.
(B) usar tecnologia apropriada para adquirir e organizar a informação.
(C) elaborar produtos de informação em diferentes suportes.
(D) planejar e executar estudos de uso e de usuários.
(E) preservar e conservar os diferentes materiais armazenados.

Resposta (A)

Análise da questão

Uma leitura mais atenta responde a questão, só a opção A mostra uma visão gerencial, as demais são voltadas para processos técnicos.

A quem possa interessar, o link para o artigo citado: http://xa.yimg.com/kq/groups/15419196/442772819/name/GESTAO+BASEADA+NAS+COMPETENCIAS.pdf

Contribui: L.C.

Informações extraídas da questão

As categorias genéricas de competências necessárias ao profissional da informação são quatro:

  • Comunicação e expressão;
  • Técnica científica;
  • Sociais e políticas; e
  • gerenciais.

Conceitos

Competências de Comunicação e Expressão 

  • Formular e gerenciar projetos de informação;
  • Aplicar técnicas de marketing, liderança e de relações públicas;
  • Capacitar e orientar os usuários para um melhor uso dos recursos de informação disponíveis nas unidades de informação;
  • Elaborar produtos de informação;
  • Executar procedimentos automatizados;
  • Planejar e executar estudos de usuários  (VALENTIM, 2002 apud BARBALHO, 2002).

Competências Técnico-científicas

  • Desenvolver e executar o processamento de documentos em distintos suportes em unidades, sistemas e serviços de informação;
  • Selecionar, registrar, armazenar, recuperar e difundir a informação gravada em qualquer meio para os usuários de unidades, serviços e sistemas de informação;
  • Elaborar produtos de informação;
  • Utilizar e disseminar fontes, produtos e recursos de informação em diferentes suportes;
  • Reunir e valorar documentos e proceder ao arquivamento;
  • Preservar e conservar os materiais armazenados nas unidades de informação;
  • Selecionar todo o tipo de material;
  • Buscar, registrar, avaliar e difundir a informação com fins acadêmicos e profissionais;
  • Executar procedimentos automatizados;
  • Planejar e executar estudos de usuários, bem como promover a formação de usuários da informação; entre outras (VALENTIM, 2002 apud BARBALHO, 2002).

Competências Sociais e Políticas

  • Selecionar e avaliar todo o tipo de material para unidades de informação;
  • Buscar, registrar, avaliar e difundir a informação para fins acadêmicos e profissionais;
  • Assessorar e intervir na formulação de políticas de informação;
  • Assessorar no planejamento econômico-financeiro e de recursos humanos;
  • Planejar e executar estudos de usuários e promover a formação do usuário da informação;
  • Promover uma atitude crítica e reflexiva a respeito das resoluções dos problemas e questões da informação;
  • Fomentar uma atitude aberta e interativa com os diversos atores sociais;
  • Identificar as novas demandas sociais da informação;
  • Contribuir para definir, consolidar e desenvolver o mercado de trabalho na área; entre outras (VALENTIM, 2002 apud BARBALHO, 2002).

Competências Gerenciais 

  • Habilidades técnicas – referente ao emprego e utilização dos conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para execução da tarefa.
  • Habilidade humana – capacidade psicológica e de liderança para entender e atender as atitudes e motivação dos indivíduos.
  • Habilidade conceitual – capacidade de compreender o ambiente organizacional como todo (CHIAVENATO apud BARBALHO, 2002).
Anúncios

Um pensamento em “Gestão – Competências”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s