Garantia bibliográfica


Garantia bibliográfica:

  • A adição de um cabeçalho de assunto em linguagem de indexação, com base na frequência de ocorrências, que representa o título ou o texto do documento indexado (Fonte: Prova Petrobras – Cesgranrio – 2010 – Questão 10);
  • 1) Termo cunhado em 1911, por Wyndham Hulme, bibliotecário britânico. É um dos “princípios básicos dos sistemas de classificação cujo enunciado indica que toda tabela de classificação ou toda estrutura  de conceitos deve estar respaldada por suas características, especificidade, os enfoques e terminologia com que é tratada a disciplina na documentação atual, antes que levem em conta os postulados teóricos. Deste modo, se estabeleceria uma coerência entre a disciplina tal como está desenvolvida nos documentos e o sistema de classificação correspondente. A garantia documental permite uma criteriosa seleção de conceitos a serem incluídos nas tabelas”.
  • 2) BIB/INDEX a adição de um cabeçalho de assunto numa linguagem de indexação, com base na frequência de ocorrências que representa o título ou o texto do documento indexado.

(Fonte: CUNHA, M. B.; CAVALCANTI, R. O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2008)

Anúncios

Um pensamento em “Garantia bibliográfica”

  1. Quando vi “garantia bibliográfica” fiquei pensando: “será que é diferente ou é o mesmo que garantia literária?”
    Fazendo uma busca, encontrei uma tese sobre construção de tesauros (http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/cervantes_bmn_do_mar.pdf) na qual a autora diz que é o mesmo: “Garantia literária (Literary warrant) também conhecida como
    Garantia bibliográfica (Bibliographic warrant)” (p. 106) e é importante diferenciar de “Garantia do usuário (User warrant ou Personal warrant)”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s